domingo, 30 de outubro de 2011

Lares e Julianes


A análise de arquitetura dos templos de San Julián e sua comparação com as solas dos templos Vitruviano toscana pode dizer que alguns dos edifícios românicos foram construídas utilizando as bases existentes dos antigos templos romanos colocado na encruzilhada.

The Road Lares

Os antigos romanos rendeu-se em encruzilhada culto dos Lares, divindades Lares foram menores na natureza e acompanhado favorecendo a relação dos homens com o divino (imagem1), que foram mostrados nas intersecções destas estradas. Crossroads eram lugares de intermediação entre ordenada, como uma representação do Logos, ea natureza como uma representação do Caos.


Templo do Lares
Templo casa do Lares em domus romanas Augusta Raurica

Até o fim da república estes foram chamados Compitales Lares Lares. A palavra significa cruzar compete, e nomeou o cruzamento que definiu as propriedades agrícolas entre si e com as estradas.
Os devotos chegaram à encruzilhada de conciliar com as suas ofertas dessas divindades protegendo a área, buscando proteção para os campos no bairro de Sementes, proteção para os doentes, para as crianças, para os caminhantes.

Augustus, em Roma reviveu esses partidos Lares Compitales, e modificou a antiga adoração de uma entrada estritamente rural seus altares em 265 atravessa as principais ruas de Roma. Os companheiros Lares Compitales se tornaram cidadãos nas encruzilhadas urbanas. Erigido como indicado pelo Imperador capelas ou altares nos cruzamentos designado, e perto destes foram instalados bancos e meditar. (Imagem 2)


Lares
Altar dos Lares em mármore. Roma

Augusto, durante o governo, favoreceu o estabelecimento destes altares em Roma, em vias urbanas vão receber seus protetores exclusivamente Compitales Lares nome.

Da mesma forma, e, simultaneamente, os novos caminhos abertos após a conquista dos territórios do norte da Espanha, criou o "New" Lares Highway, que foram responsáveis ​​por oferecer proteção aos viajantes que viajavam nestas estradas.

The Road Lares adquiriu algumas das características da antiga Compitales Lares e caiu sobre eles a proteção dos viajantes que dirigem para seu destino. Os templos a estas divindades foram localizados nos cruzamentos das estradas e em alguns casos perto de pontes sobre rios. (Fig. 3)


Ara Road to Lares Mediolanum

É de se notar é a alta concentração há elementos epigráficos na antiga dedicada à Gallaecia Lares Road. Pode-se dizer que o imperador Otávio Augusto, igualmente preocupados ao notar as interseções da cidade de Roma e também os caminhos que levam à Gallaecia.

Dos 36 epígrafes dedicadas à Lares conhecido em todo o Império Estrada, 77% deles foram encontrados no noroeste peninsular e 52% do território total do antigo convento em Lugo.

Se Roma como uma cidade sagrada para esta divindade tinha sua abundância agosto encruzilhada, não é de estranhar que o Lugo convento, cujo nome vem de Lucus, floresta sagrada, com o maior número de cruzamentos sagrado.

Estes templos dedicados à Estrada Lares e situado na encruzilhada ou pontes ao longo do percurso foram, em sua maior parte, o estilo toscano, tinha um átrio coberto antes da cella, que permite que o abrigo para os viajantes. Desta forma não só a protecção oferecida Lares caminhantes espirituais, mas também permitiu uma proteção física contra as inclemências do tempo.

Vitrúvio diz em seu tratado sobre arquitetura em relação à orientação dos templos localizados na estrada, "se perto de estradas públicas (templos) será feita de modo que os passageiros podem ver a porta e fazer a sua observância" . Observa que, desde a estrada pode olhar diretamente para o portão do templo e, assim, tornar o acesso direto ao ponto. Enquanto você pode admirar os viajantes divino e oferecer-lhes proteção.

Os Lares são representados como jovens, se forem homens, sem barba, com túnicas curtas, e em alguns casos, caduceu ou paus em suas mãos.

St. Julian dos Hospitalários

Na Idade Média, o cristianismo e compartilhar esses lugares sagrados dedicados aos tubos Lares foram oferecidas principalmente para San Julian, El Hospital. Mestre remadores, barqueiros, os peregrinos e hotéis.
Sua iconografia é o de um jovem imberbe vestido como um cavaleiro romano com uma espada em uma mão. O vestido dela é vermelho. (Imagem 4-5)


San Julian


San Julian
Imagens de São Julião da Hospitaller

Legend of St. Julian, o hospital:
"Também chamado de pobre, palavras boas para um personagem provavelmente a lenda, que vive fora do tempo histórico e é muitas vezes confundido com outro Julian que foi martirizado e que não tem nada a ver com ele. O Hospital, santo padroeiro dos estalajadeiros, deu seu nome a numerosas igrejas, hospitais e lares, e ele evoca as vicissitudes dramáticas da imaginação se apóia no lado de santidade.
De acordo com a Lenda Dourada era um senhor que uma vez caçado caçar veados previsto mataria seus pais. Para evitar que tal coisa aconteça fugiu de sua própria e entrou ao serviço de um rei distante, que, como recompensa por seu atos de guerra, ele se casou com uma viúva nobre e deu-lhe um castelo.
Ele chegou um dia a pais em luto, que vagavam em busca do filho perdido, sua esposa adivinhar quem eram e deu-lhes para entreter o seu próprio quarto. Qual foi a causa de um erro trágico, porque enganar pelas aparências e surpreender a esposa acreditando em flagrante adultério, Julian enfiou a espada na dois ocupantes da cama.
Mais tarde, no horror de sua ação, a fazer penitência, aposentou-se com sua esposa fiel às margens de um rio e construiu um hospital para pelo amor de Deus ajuda os caminhantes sem proteção. Muitos anos depois, Julian numb assistido um leproso que parecia à beira da morte, mas de repente, brilhando com luz e beleza, subiu para anunciar que Deus o havia perdoado. "
http://sagradafamilia.devigo.net/santoral/febrero/12febrero.htm

Estamos novamente enfrentou uma cristianização direta de uma crença pagã em um culto cristão, as semelhanças que existem entre iconográfico uma imagem do Lares e Julian San Road continua a ser surpreendente, jovens imberbes com roupas semelhantes e caduceu ou a espada na mão . (Figura 6)


Imagens comparativas de São Julião da Hospitalar, e um romano Lar

Não devemos negligenciar os recursos de proteção para oferecer tanto para viajantes e peregrinos, sendo diretamente seus locais de santuários de proteção contra os perigos nas estradas.

E, finalmente, a abundância de seus santuários nas encruzilhadas, para oferecer proteção aos peregrinos que viajam.

As capelas de St. Julian ou San Xiao (em galego), de acordo com muitos dos lugares onde as partes têm aparecido Estrada epigráfica pertencente ao Lares.

As estradas que conduzem ao Lugo convento, onde, além de seu capital, a cidade de Lucus Augusti, é também o Finis Terrae, o Finisterre atual, o medieval "Locus Sanctus" em Santiago de Compostela ea ainda mais antiga do rio Minho, que etimologia nos lembra do sentido de proclamar "Deus entre nós." São lugares onde não só ter aparecido mais da metade de todas as entradas das Taças Lares do império, mas em onde permanecem a maior parte dos templos para San Julian, a Hospitalar, da península.

A certeza de que as terras que suportam a várias capelas de San Julian e San Xiao são os mesmos que há dois mil anos sofreu um templo romano que podemos comprar em muitos aspectos, levando à Lugo convento, para o oeste.

San Julian Temple sobre a Ponte de Alcântara
Os romanos dedicada a ponte para Trajano e os deuses e por isso levantou-se no centro do Arco de Trajano e do Templo de San Julian na ponte. É um templo pequeno, com 5,86 metros de comprimento, 4,10 de largura e 6,61 de altura com duas colunas toscanas em ambos os lados, granito e pedra com telhado de duas águas. Seu plano é rectangular e simples templo pertence ao "tipo de antis" (imagem 7-8-9)


Templo Romano de St. Julian sobre a ponte de Alcântara
É um pequeno templo em estilo toscano, com 5,86 metros de comprimento, 4,10 de largura e 6,61 de altura com duas colunas toscanas em ambos os lados, granito e pedra com telhado de duas águas. Seu plano é rectangular e simples templo pertence ao tipo "in antis '


Expansão do texto em latim

É precedido por etapas. A porta tem duas colunas toscanas, o que, e molduras sua cornija e frontão são o único ornamento que oferece a fábrica, que é cadeiras acolchoadas, assim como a construção de pontes e repetida muitas vezes pelos romanos em todos os edifícios e foi ligeiramente restaurado por Alejandro Millán, que também restaurou a ponte para a arte em 1856, sob Elizabeth II, mas não em todos os monumentos perdem a sua originalidade absoluta e intangível Roman, fechando a porta do templo com um portão de bronze .

O interior é constituído por uma capela ou "células", com sinais de ter sido dividido em dois compartimentos, "navios" e "pronaos". Ele enterrou o arquiteto que construiu a ponte e do templo, Gaius Julius Lacer, com uma inscrição onde se lê, entre outras coisas, "terra Seale leve."

No frontão do templo de San Julian é uma bela inscrição em latim, traduzida em castelhano, tem o seguinte teor:
"Este templo sobre a rocha do Tejo, os deuses supremos e César completo, onde a arte é superada por seu próprio objeto, talvez a curiosidade de viajantes, cujo cuidado é para aprender coisas novas, pergunte a quem fez isso e com que propósito. A ponte, projetada para durar para sempre no mundo, fez Lacer, famoso por sua arte divina. O mesmo se este templo a César e divas Romulea. Tanto para um quanto para outro, seu trabalho é destinatário de favores celestiais.
http://www.terra.es/personal6/estherdurant/sanjulian.htm

A localização especial do templo (da inclinação do terreno) não deu a mudança na configuração e orientação do templo romano e teve que permanecer o mesmo para o culto cristão.

San Xiao Templo em Lugo
Outro exemplo era fazer com que Lugo para este verão muito de 2004, no bairro da cidade chamada San Xiao podia ver as escavações arqueológicas de um antigo templo de planta da Toscana, que foi posteriormente convertida na igreja de San Xiao, modificando suas orientação, e adicionando uma abside e um hall de entrada para o chão, com três navios romanos. A localização, orientação e dimensões eram exatamente como previsto por Vitrúvio em seu tratado sobre arquitetura. (Imagem 11/10)

San Xiao Lugo

San Xiao Lugo
Restos do piso fundação do templo de San Xiao de Lugo, ex-templo romano. (Pilhado com impunidade em agosto de 2004)

O edifício é de forma retangular, tinha as dimensões designadas por Vitrúvio às solas dos templos de estilo toscano, a sua orientação em relação ao cruzamento no lugar ele ocorre, é determinada com precisão por Vitrúvio em seus livros, em o capítulo que descreve a orientação dos templos de acordo com sua localização. Sua porta se abriu no cruzamento e no leste, de modo que os caminhantes podiam ver a imagem em seu caminho para Lucus Augusti.

Templo de San Julián fazer Camiño em Palas de Rey
O convento está cheio de exemplos Lugo, estes permanecem como protetores cristianização dos Lares das estradas na imagem de São Julião do hospital, talvez uma das mais belas na sobrevivência da paisagem e sua arquitetura é o verdadeiro Caminho de San Julián fazer Palas de Rey. (Imagem 13/12)




San Julian Temple Camiño fazer Palas de Rey. Lugo

As vestes sagradas antigas com vermelho e vigia o caminho a partir da janela da abside levou para o leste e construída sobre o traçado antigo liderou o caminho, mudando a orientação da nova cristã pagã oeste apse teve que ser construída sobre estrada, ocupando-lo.
O século XXI passando peregrinos recebem proteção Santo a partir da janela em seu caminho para proteger a Terrae Finis.

Os templos dedicados a inúmeras San Julian e San Xiao na Galiza, especialmente na província de Lugo, é um testemunho para a fundação, mesmo no uso de antigos templos romanos que permanecem nos caminhos do Lugo convento. Convento Sagrado de Augusto.

St. Julien Temple Meadows em Oviedo
Mas a melhor prova do acima está fora da Galiza, Oviedo, não há definido em uma encruzilhada antiga, está um dos templos mais popular dedicado ao santo, San Julian de Prados, anunciado como "o mais antigo e maiores edifícios românicos que ainda subsistem. " (Imagem 14-15-16-17)


St. Julien Prados


Planta de San Julián de los Prados.
1. Nártex ou vestíbulo
2. Nave
3. Corredores
4. Transepto ou cruzeiro
5. Lateral agências
6. Central apse
7. Absides laterais




Vistas interiores

O templo foi construído em torno de uma basílica de três naves, o mais alto central e maior do que a lateral. Elas são separadas por arcadas de três compartimentos em pilares de espessura. Os espaços são de oeste para leste são as seguintes: hall de entrada, o corpo de navios, cruzeiro (com lados dependências) e cabeçalho.
http://usuarios.tiscali.es/_poe_/santullano.html

Se realizar uma análise de sua fundação, semelhante ao que ocorreu em San Xiao de Lugo, observe que os corpos construídos na Idade Média eram para produzir uma mudança de orientação e religião. O nártex ou vestíbulo ocidental para alterar a entrada em conformidade com as disposições da corte carolíngia e contra a orientação anterior, para que as entradas no leste estão cobertos por três absides e, simultaneamente, acrescentou a duas unidades norte e sul Aparelhos auxiliares para a conversão de planta em cruz original toscano.

Estas alterações foram facilmente observáveis ​​no chão descoberto em San Xiao Lugo. Em Oviedo analisamos como o corpo das três naves centrais salva exatamente as proporções 05/06 Vitruvius conjunto para plantar templos toscana. (1) (imagens 18-19)


Templo Romano Planta Toscana. De acordo com desenhos Ortiz Sanz em Vitruvius


Temple Toscano

A análise de arquitetura da igreja de San Julián de Prados e sua comparação com a planta do templo Vitruviano toscana pode dizer que, neste caso, pré-românica edifício foi construído com a base existente de um templo romano antigo, planta da Toscana, localizado no cruzamento de estradas. (Imagem 20)


Comparação de plantas na igreja de San Julián de Prados estilo pré-românico e estilo toscano de um templo romano (Vitruvius)

Ambos pertencem ao mesmo edifício na fonte. A mudança de religião, pagã para cristã, alterar a orientação de acesso (de leste a oeste) ea estrutura da planta.
Mantém os fundamentos originais Romano no naves centrais e órgãos acrescentou no perímetro de um plano de cruz.
Ela permanece na relação naves centrais 05/06 descrito por Vitruvius em seu tratado sobre arquitetura.
Restos de arquitectura romana na fundação de inúmeros templos românicos.

Esta construção resolvido o deslocamento de leste a oeste, de acordo com o rito cristão novo, ea adição de órgãos auxiliares em quatro frentes para obter um cruzeiro.

Exemplo de Oviedo pode ser extrapolada para muitos dos exemplos de templos cristãos construídos sobre templos antigos. É muito fácil na primeira análise para verificar que o acesso pela estrada que leva ao templo, quem recebe é o apse do edifício, cuja missão na mudança de religião, não era outro senão a cobertura da porta original pagan orientada o "Oriente".

As estradas para mostrar a sua Galicia passado apresentando o absides de seus templos para o viajante.

Crossroads na Lucense convento:
Há vários cruzamentos no território Lugo apresentando a coincidência de San Xiao (San Julian) e ruínas de origem romana.
Alguns deles são:

San Xiao de Moraime, Muxia. Histórico Artístico estilo românico sigloXII, onde estão restos de necrópole romana-cristã

No período galego-romano é o local de San Xiao do Trevo, em Darling onde há uma encosta coberta de terraços e em que há uma capela do santo.

Em um caminho estreito entre as árvores, o viajante está diante da igreja de San Xiao Poul, em Outeiro de Arriba, na província de A Coruña, com vestígios romanos.

Ferrol com uma igreja paroquial, a antiga igreja de San Xiao, existente pelo menos desde o século XI. O edifício tinha "abóbadas e arcos em caixotão", "com paredes espessas e contrafortes," então você acha que poderia ser romana. Esta igreja foi demolida no século XVIII por causa das obras do arsenal.

San Xiao de visão, de Gondomar Abaixo, A Estrada

Castro St. em San Xiao Xiao do Monte, Toques, Melide.

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